segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

“Outros Céus”, lançamento da Livros de Safra, reúne relatos sobre cenários e culturas pouco decifradas

#vaicomoveio

Sagas pelo mapa mundi dão o tom de uma narrativa educadora e de grandes emoções

Outros Céus é uma obra rara. Não é comum ter acesso a tanta informação relevante em uma só publicação. O banco de dados oficial é Ricardo D’Addio, um professor de Biologia muito querido pelos alunos, um tanto pelo seu jeito divertido e aventureiro, que traz quase três décadas de viagens ao redor do mundo na bagagem. Aficionado por natureza e pelo ser humano, D’Addio transporta o leitor para novas superfícies e seus enigmas numa trajetória ininterrupta de descobertas.

O livro tem início com D’Addio em seu período de faculdade, num engajamento tardio ao mundo dos mochileiros. O ano de 1985 marca sua primeira viagem para além do solo brasileiro, em situação típica de iniciantes, com seus erros e dificuldades durante o trajeto e a estadia. Entretanto, esta introdução às maravilhas mundanas deixou ótimas recordações e alimentaram ainda mais o seu desejo por conhecimento. A partir daí o autor não tarda em envolver sua mulher, Cris, e seu irmão, Gérson, em seu mais cultuado hobby, escolhendo o mesmo destino anterior – a Patagônia – como ponto de acolhimento aos novatos.

A obra é rica em detalhes, e em cada capítulo mapas e detalhes históricos são oferecidos ao leitor como complemento da narrativa, que é extremamente visual por si só. Ainda consta a favor da obra o fato de as aventuras se darem em momentos de grande efervescência cultural e política, sobretudo em virtude de cenários pós-ditaduras e guerras.

A leitura de Outros Céus leva o leitor a ambientes de beleza natural exuberante, caso de Bariloche, e outros hostis, como a fronteira entre Chile e Bolívia, nas proximidades de Arica. Também são retratados locais em processo de reconstrução, tanto estruturais quanto de auto-estima, em situações muito bem descritas por D’Addio. Laos, Vietnã e África do Sul pós- apartheid são grandes exemplos.

O caminho até os últimos parágrafos do livro soa natural e agradável, e tudo se dá a partir de uma leitura fácil e envolvente. Outros Céus nos dá de presente um encontro com a história e a geografia e, acima de tudo, com o ser humano e suas formas de expressão. Aproveite e embarque nesta viagem de celebração à liberdade.

FICHA TÉCNICA:

Editora: Livros de Safra
ISBN: 978-85-64684-41-6
Páginas: 239
Formato: 16x23 cm
Preço: R$ 39,90

Nenhum comentário: