quarta-feira, 15 de julho de 2020

Médico goiano que se automedicou com invermectina está na UTI e família suplica por plasma

Joaquim: automedicação, invermectina e UTI (Repdodução)
O médico Joaquim Inácio Melo Jr, cirurgião do Hospital Geral de Goiânia, usuário e distribuidor do vermífugo Invermectina para o combate à Covid-19, está internado na UTI devido à doença. A revelação é da jornalista Fabiana Pulcinelli, do jornal O Popular. No último dia 06, o médico ganhou  oito minutos na TV SerraDourada/SBT para propagandear o tratamento, que não é reconhecido por nenhuma entidade médica no mundo.

No vídeo, Joaquim, que já estava com a doença, ironizava a situação, dizendo "tô de quarentena, já tem oito dias; desse jeito aqui, ó, na UTI", dando tapinhas no rosto. O apresentador pergunta: "O senhor chegou a ir para a UTI, doutor?". "Claro que não", respondeu o médico.

O cirurgião reclamou da "censura" a que um grupo de médicos defensores do tratamento teria sofrido com a limitação do número de usuários no Whats App. Na entrevista, Joaquim usou de fake news para justificar a indicação, conforme Fabiana: "Joaquim fala de exemplo da Etiópia (informação falsa), diz que é médico da linha de frente e que não tem tempo para "pesquisinha randomizada". E diz: "Previna-se, senão vocês vão pro tubo e não tem mais vaga na UTI, não".

A quarentena do médico terminaria no último dia 12, mas, não só não ocorreu, como ele está em estado grave. Segundo Fabiana, a família, agora, pede doação de plasma para auxiliar o tratamento. A jornalista lembra ainda que "O cirurgião Joaquim Inácio Melo Júnior é um dos líderes de uma campanha de médicos goianos para distribuição de medicamentos para 'prevenção' da Covid-19. Doaram 1,8 mil kits numa paróquia em Aparecida de Goiânia no dia 5/7."

Ao encerrar a entrevista, Joaquim alerta: "Eu sou paciente de mim mesmo. Eu não procurei infecto nenhum pra tratar de mim, não. Eu tratei a mim como tratei a todos os meus pacientes, mais de cem. (...) E nós vamos estar, o nosso grupo, distribuindo de graça esse medicamento. Não vamos cruzar os braços".

Resta agora desejar sorte ao dr. Joaquim e, especialmente, aos mais de cem pacientes tratados por ele. E reflexão aos veículos de comunicação sobre dar espaço a teorias sem nenhuma comprovação por qualquer entidade médica do mundo.

3 comentários:

eigi disse...

A informação da Etiópia que o médico falou não é falso.
Abaixo o link da OMS a respeito:
https://www.who.int/onchocerciasis/control/en/

Paulo Galvez da Silva disse...

É falsa a RELAÇÃO da invermectina com melhoras na covid-19, meu caro. Lá, o tratamento é feito para o que foi produzido o medicamento, ou seja, combate a parasitas. Leia o artigo que você mesmo indicou - eu li.

Allana Feliciano disse...

Pra quem ainda continua espalhando fake news, a verdade: https://noticias.uol.com.br/comprova/ultimas-noticias/2020/07/10/e-falso-que-a-africa-tenha-controlado-pandemia-com-ivermectina.htm