O curta de animação goianiense Geração Alpha, "uma
história que incentiva nossas crianças à leitura", segundo os produtores, foi um dos projetos selecionados pelo projeto Petrobras Cultural Para Crianças. A peça, produzida pela Caolha Filmes, foi uma das 16 escolhidas entre 49o inscritos. As produções são voltadas especialmente para crianças de até 6 anos.
As produções serão exibidas em plataformas digitais. O
resultado foi anunciado nesta quarta-feira (18/11), com contemplados
de oito estados e o Distrito Federal, que apresentaram propostas de
temas variados, curtas e médias metragens e diferentes técnicas de
animação. A verba total investida pela Petrobras será de R$ 4
milhões.
“Temos visto que o Brasil é um
celeiro cultural enorme para esse segmento destinado à primeira
infância. Acreditamos que incentivar a animação pode impulsionar a
produção de filmes de qualidade para essa faixa etária”, comenta
o gerente de Patrocínio e Eventos da Petrobras, Aislan Greca.
Os projetos foram selecionados após
etapas de checagem pela equipe da Petrobras e análise técnica com o
auxílio de especialistas em primeira infância e em cinema de
animação. Para Tiago MAL, animador e produtor audiovisual que
integrou a comissão de seleção, a animação para o público
infantil no Brasil está em um patamar muito elevado, o que ficou
expresso nos projetos contemplados. “Os resultados obtidos são
recortes de uma produção robusta, incrivelmente criativa e que se
desenvolve em todas as regiões”, afirma Tiago, que atua na área
de animação infantil como produtor e animador em curtas‐metragens,
vídeos institucionais e comerciais.
A diversidade regional dos projetos
inscritos também é destacada por Bruno Honda, outro especialista
que participou da seleção. “Pude avaliar projetos de todas as
regiões do Brasil, com uma diversidade de olhar de tamanho tão
continental quanto o nosso país”, comenta o animador, com ampla
experiência em criação de séries animadas, além de ser diretor,
produtor, designer e ilustrador.
Petrobras Cultural para
Crianças
A Petrobras vem apoiando projetos que
incentivam a primeira infância, que vai de zero até os 6 anos.
Diversas pesquisas reforçam que nesta fase se desenvolvem as
habilidades cognitivas fundamentais que vão durar para toda a vida.
Além disso, o cérebro da criança tem um enorme poder de absorção,
sendo território fértil e aberto para as práticas artísticas,
educativas e culturais. Assim, investir na Primeira Infância é
possibilitar a evolução de competências essenciais para uma
criança, tendo em vista que nessa fase são vividas experiências e
descobertas que são levadas para o resto da vida e podem transformar
realidades.
A iniciativa Petrobras Cultural
para Crianças já lançou em 2020 outras duas chamadas para
recebimento de projetos. A primeira, com investimento de R$ 4 milhões
para artes cênicas, terá espetáculos de teatro e dança que
começam a ser exibidos no início de 2021. A outra, para feiras e
eventos literários, com valor total de R$ 2 milhões, está com
inscrições abertas pelo site www.petrobras.com.br/cultura até
8 de janeiro de 2021.
Confira os contemplados:
Geração
Alpha
Caolha Filmes, de Goiânia (GO)
A Baleia Mágica
Douglas Ferreira Produções,
de São Paulo (SP)
Anacleto, o Balão
Dogzilla Studio, de
Curitiba (PR)
As Aventuras da Toninha Babi – Novos Mares
Rizoma
Estúdio, de Joinville (SC)
Auts & Stella
Ideograma Filmes, de
Salvador (BA)
Celeste
Spirit Animation, de Curitiba (PR)
Maréu
Caseiras Produções Culturais, do
Rio de Janeiro (RJ)
Martina e Guará
Estudio Paulares, de Belo
Horizonte (MG)
Menino Monstro
Pink Flamingo Filmes, de São
Paulo (SP)
Música das Esferas
Bummub, de São Paulo
(SP)
O Micronauta
Macaco Hábil - Gabinete de
Curiosidades, de Goiânia (GO)
O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar
Luz
Comunicação, de Belo Horizonte (MG)
Os Novos Brinquedos de Lupita
Petit Fabrik ,
de Manaus (AM)
Pulsa Passarinho
Makoto Studio, de Brasília
(DF)
Tom Tamborim
Hasta La Luna Iniciativas
Culturais, de Salvador (BA)
Turma do Folclore - Os Protetores da Natureza
Canoa
Produtora, de São Paulo (SP)