segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Pederneiras: perfil de memes com jornalista que levou choque ao vivo viraliza no Instagram

Pederneiras Eletrificado. Esse é, provavelmente, o perfil com crescimento mais acelerado no Instagram atualmente. Criado por um jovem de 28 anos de Florianópolis (SC), ele tem um desafio: postar todos os dias a variação de um mesmo vídeo, durante um ano. Por enquanto, vem cumprindo a meta, postando diariamente um meme tendo como base um dos mais emblemáticos episódios da TV Brasileira.

Em 1996, durante uma participação ao vivo no Jornal do Almoço, da RBS TV, em Caxias do Sul (RS), o jornalista Lasier Martins levou um choque que o fez desfalecer diante das câmeras. O acidente ocorreu durante a Festa da Uva daquele ano, quando Lasier encostou em um cacho da fruta exposto em um painel de metal, que estava eletrificado. No momento, ele se dirigia a um tal "Pederneiras", daí o nome do perfil.

Os anos passaram, Lasier nada sofreu de grave, o choque foi escolhido como o momento mais marcante da história do jornal, até que, em 2006, o vídeo foi postado no You Tube. Foi o que bastou para que se transformasse em um dos primeiros memes da história audiovisual brasileira, quando o termo ainda era usado apenas na biologia evolutiva.

Inicialmente ofendido com a viralização, Lasier, posteriormente, acabou usando o episódio em sua campanha ao Senado em 2014, quando acabou eleito para oito anos de mandato.

Assista a um dos vídeos:

Voltando ao @pederneiraseletrificado: este não foi o primeiro perfil criado pelo autônomo de Floripa. A ideia surgiu faz tempo. "Apenas queria fazer um perfil postando o mesmo vídeo todo dia. Têm alguns, mas não deu certo", diz, em entrevista ao blog. Desta vez, deu. Com pouco mais de um mês no ar, o perfil tem mais de 50 mil seguidores e os vídeos já começam a aparecer compartilhados por outros usuários. "Não esperava (a repercussão), mas é um meme bem conhecido e viralizou", comemora.

A produção tem ficado mais elaborada. De simples reproduções do choque nas primeiras postagens, os vídeos agora ganharam versões musicais. Basta uma música em que haja um "ai, aaaaaaaai, ai,ai", que lá está Lasier cantando junto. De Slipknot a Vanessa da Matta. E as ideias não param de chegar. "Sugestão sempre é bom. Preciso de conteúdo", diz o catarinense. Afinal, ainda faltam 333 choques.

PS: Como jornalista de TV por um bom tempo, sei que pode ser muito desagradável passar por determinadas situações. Eu não gostaria, claro. Só decidi escrever esse texto, primeiro porque Lasier nada sofreu de grave. Segundo, porque hoje lida muito bem com isso e até se beneficiou do episódio para sua eleição. E, admitamos: porque os memes estão muito engraçados.

Nenhum comentário: