quarta-feira, 7 de junho de 2017

Boeing "gigante" estreia no aeroporto Afonso Pena

Boeing 747-800F é batizado no Afonso Pena (Foto: Divulgação Infraero)
O último dia 31 de maio marcou a estreia da operação de aeronaves 4F - maiores do que as usadas normalmente no terminal paranaense - no aeroporto internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O Boeing 747-800F, da empresa aérea Cargolux, foi o primeiro a pousar no aeroporto, após o Afonso Pena receber autorização da Anac para receber aviões desse porte.

Para ser ter uma ideia da complexidade dessa operação, o Boeing 737-800, bastante utilizado pelas empresas aéreas no Brasil, tem envergadura (distância de uma ponta de asa à outra) de 34 metros; o Boeing 747-800F tem quase o dobro de envergadura: 64 metros.

Capacidade de 150 toneladas (F: Infraero)
No segundo pouso do cargueiro da Cargolux, realizado em 2/6, a aeronave foi “batizada” pelos caminhões da Seção de Combate a Incêndio do Afonso Pena.

O diretor da BRA IR Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo e representante da Cargolux, Ubiratan Rayel, falou sobre a vinda deste novo modelo de aeronave para Curitiba. “Com aviões deste porte as vantagens são enormes para as empresas. Este Boeing tem capacidade para 150 toneladas, aproximadamente 50% a mais do que o Boeing 747-400F, e ainda gasta menos combustível. Também gostaria de ressaltar que a agilidade de liberação das mercadorias, com o apoio da Infraero e de outros órgãos envolvidos, é excelente em Curitiba. Chegamos a liberar mercadorias em duas horas”, destacou.

O superintendente do Afonso Pena, Antonio Filipe Bergmann Barcellos, agradeceu a todos os profissionais que possibilitaram essa conquista. “Este é o resultado do trabalho, do empenho e da dedicação de todos que se envolveram no processo nos últimos quatro anos”, ressaltou. 

Nenhum comentário: