quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Record também demite Rodrigo Constantino

Constantino demitido da Record (Reprodução)
A Rede Record também decidiu desligar de seus quadros o comentarista ultradireitista Rodrigo Constantino. Ontem, a rádio Jovem Pan já tinha tomado essa decisão. Constantino provocou polêmica ao dizer que, se sua filha fosse estuprada nas mesmas condições de Mariana Ferrer - ou seja, em uma festa, com homens e bebidas - não só protegeria o agressor como a deixaria de "castigo feio".

A declaração causou revolta nas redes sociais e patrocinadores passaram a cobrar uma posição dos veículos em que ele destila seu ódio, assim como internautas vêm fazendo desde a live em que as declarações foram dadas.

No Twitter, perfis de anônimos e famosos vêm cobrando ainda uma posição da Rádio Guaíba e do site Gazeta do Povo, , entre outros veículos, que também dão espaço para o extremista.

Constantino, por sua vez, vem ironizando as demissões, agredindo os jornalistas que vem cobrando uma posição das empresas e dizendo que viverá cada vez mais livre.

Nem a iminente derrota de Donald Trump nos Estados Unidos - uma obsessão sua - nem o fiasco de candidatos bolsonaristas nas eleições municipais parece terem ligado o alerta do comentarista.

Leia a nota na íntegra divulgada pelo Grupo Record:

"O Grupo Record vem a público informar que dispensou o jornalista Rodrigo Constantino de suas funções no portal R7 e na Record News.

A decisão foi tomada em virtude das posições que o profissional assumiu publicamente sobre violência contra a mulher, em canais que não têm nenhuma vinculação com nossas plataformas.

O jornalismo dos veículos do Grupo Record tem acompanhado com muita atenção o caso de Mariana Ferrer e o Grupo não poderia, neste momento, deixar qualquer dúvida de que justiça não se faz responsabilizando ou acusando aqueles que foram vítimas de um crime.

Apesar de ter garantias de liberdade editorial e de opinião, julgamos que o posicionamento adotado por Constantino não compactuou com o nosso princípio de não aceitar nenhum tipo de agressão, violência, abuso, discriminação por questões de gênero, raça, religião ou condição econômica.

Este é o compromisso do jornalismo do Grupo Record".

Atualizando (15:30)

A Rádio Guaíba e o jornal Correio do Povo, do mesmo grupo, acabam de emitir nota comunicando, também, a demissão de Constantino.

Leia:

"COMUNICADO: Diante dos fatos recentes e em sintonia com a decisão tomada pelo Grupo Record, a Rádio Guaíba e o jornal Correio do Povo optaram por rescindir o contrato com o colunista Rodrigo Constantino, que ocupava espaços semanais na rádio e também no jornal."

Nenhum comentário: