segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Ex-aliado, general Santos Cruz critica Bolsonaro em novo livro

Cruz: de aliado a desafeto (F: Geraldo Magela/Senado)
Ex-ministro da Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro (PL), o general Santos Cruz tece duras críticas ao ex-chefe no recém-lançado livro "Democracia na Prática - Por um Brasil Melhor". Não é exatamente o tipo de leitura que eu faria - e tenho lá minhas ressalvas sobre o limiar democrático de qualquer militar brasileiro, mas não deixa de ser interessante saber o que pensa um aliado de primeira hora do irresponsável que comandou o país nos últimos quatro anos.

"O caminho da união, da redução das desigualdades e da eliminação de privilégios foi subjugado pelo populismo. Adotou-se a cartilha dos momentos de extremismo da história: o fanatismo; o raciocínio binário: amigo x inimigo, direita x esquerda, para manipular a opinião pública; a desinformação; a mentira; a covardia; as fake news; o assassinato de reputações; o culto da personalidade; e o aparelhamento das instituições", diz Santos Cruz.

"A transparência e o combate à corrupção foram substituídos pelo que existe de pior em prática política: irresponsabilidade e desrespeito institucional, funcional e pessoal. O Brasil precisa de aperfeiçoamento institucional, a base da democracia na prática.", alerta.

Nenhum comentário: