terça-feira, 4 de novembro de 2025

A minha história na Avestruz Máster, por Rádio Novelo

Era 4 de novembro de 2005 e recebi, bem cedinho, um SMS: “parece que a Avestruz Máster fechou”. Era de um colega de trabalho. Na época, eu apresentava o programa Canal do Avestruz na TV Goiânia/Band e editava a revista Guia do Avestruz, com minha então namorada, ambos projetos terceirizados mas patrocinados pela Avestruz Máster.

Fui com a equipe do Canal para a porta da empresa, na Avenida T-10, em busca de explicações. Lá, já havia um pequeno tumulto. É essa história que conto no terceiro episódio do podcast Avestruz Máster, da Rádio Novelo. Lembro de, após um tempo, um dos meus chefes – não sei se o do Canal ou do Guia - enviar outro SMS: “Paulo, o seu Gerson não me atende, acho que o problema é sério”. Ele falava do simpático e bonachão Gerson Maciel, o dono da empresa.
Não sei exatamente como comecei a trabalhar no Canal do Avestruz. À época eu era assessor de comunicação da Prefeitura de Goiânia, depois de anos como repórter de três emissoras de TV de Goiânia. O fato é que fui contratado por um camarada muito gente fina, um historiador que vou preservar o nome aqui, que viu na febre do avestruz um trabalho promissor. Comprou horário na emissora, investiu em equipamentos e equipe.

Abaixo, o vídeo do dia em que Goiânia parou (créditos no próprio link):


Já a edição do Guia do Avestruz, revista criada por um jovem empresário, sujeito também muito agradável, infelizmente vítima do descaso governamental com a epidemia de covid-19, veio como consequência dos contatos criados desde então. Não me lembro quanto tempo durou, poucos meses, com certeza.

O fato é que os dois pequenos empresários, eu e minha namorada ficamos, de um dia para o outro, sem o ganha pão, sem nem mesmo os salários daquele mês de outubro já vencido (recebemos um pequeno acerto do Canal). Eu e ela fomos morar juntos “apenas até nos reequilibrarmos” para economizar no aluguel e outras despesas. O “pouco tempo” durou 17 e poucos anos, um filho paranaense, uma temporada em Curitiba, a volta a Goiânia e a separação em 2022. Mas essa já é outra história...

Nenhum comentário: