segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Movimento pede instalação de centro de atendimento a autistas em Goiás; Caiado nega

Uma petição na plataforma Change.org cobra do governador Ronaldo Caiado (DEM) a implantação de um centro de referência para tratamento do autismo em Goiás. De acordo com o documento, Caiado vetou projeto aprovado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), autorizando a criação da unidade, alegando que o estado já contempla o atendimento a autistas na estrutura de saúde existente, o que os parentes de pessoas com o transtorno discordam.

Projeto autorizativo dos legislativos não tem nenhuma validade jurídica. Na prática, autoriza o governador ou prefeito a fazer o que eles já podem fazer. Mas são utilizados como forma de pressionar o mandatário e chamar a atenção da sociedade para o assunto.

Você pode assinar a petição clicando aqui.

Segue o texto publicado na plataforma:

"A Assembleia Legislativa de Goiás aprovou o projeto de nº 3923/19, que autorizou a criação e implementação do Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA).

Entretanto, o Governador Ronaldo Caiado vetou a criação desse importante Centro de Referência sob a alegação de que já existe estrutura no Estado de Goiás para o atendimento das pessoas com Autismo.

Precisamos da sua assinatura para ajudar a derrubar o veto do Governador e viabilizar a criação do Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA).

Para as crianças e pais com complicações causadas pelo Transtorno do Espectro do Autismo(TEA) no Estado de Goiás, as filas são enormes e as terapias, demoradas. Muitas vezes estas são negadas sem nem ao menos dar a chance de nos preparar para esse baque.

Existem crianças que estão na fila de atendimento para um Neuropediatra há mais de 4 anos pelo SUS. Sem o atendimento adequado e sem os relatórios médicos é muito difícil assegurar a qualidade de vida para nossos anjos.

Mas com a aprovação do projeto que autorizou a criação do Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA) criou-se uma esperança na possibilidade de ter um atendimento especializado e adequado para as crianças portadoras de autismo. No entanto, nossa esperança foi por água abaixo quando o Governador vetou a criação do CRE-TEA.

Precisamos mostrar para o Sr. Governador Ronaldo Caiado quem somos e o que precisamos. Somos pais e mães que abdicam de tudo por um minuto de atenção dos nossos filhos, muitos na esperança de ouvir uma palavra, sentir um toque, ou simplesmente dormir uma noite tendo a certeza que tudo vale a pena, cada lágrima, cada passo e, principalmente, cada sorriso.

Só quem já passou por uma crise causada pelo TEA sabe o que é se sentir impotente e de mãos atadas, mas superar e seguir em frente é nosso foco e meta de vida pelos nossos filhos, irmãos e parentes.

Nos ajude a mostrar que estamos aqui e precisamos ser notados e principalmente respeitados!!!"

Nenhum comentário: