quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Para tudo: João Gordo virou vegano

João Gordo: vegetariano há 15 anos (F: Divulgação)
Em 1º de novembro foi comemorado o Dia Mundial Vegano - aquele pessoal que não consome absolutamente nada de origem animal. E não é que um dos garotos-propaganda dos adeptos da prática - cujo interesse no Google, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), aumentou 1.000% entre 2012 e 2016 no país - é, nada mais, nada menos, que o rockeiro João Gordo, o líder dos Ratos de Porão, uma das mais pesadas bandas do punk rock nacional?

Aos 52 anos e depois de vários problemas de saúde devido ao peso e à vida desregrada, João Gordo, que é vegetariano há 13 anos, agora tenta também o veganismo. "Depois de tantos anos de vegetarianismo e correr atrás de informação, acho que é normal virar o vegano. A consciência fica pesada e você não pode dar as costas a tanto sofrimento animal", explica.

Há "dois ou três anos tentando o veganismo", João Gordo explica, porém, que a mudança radical também provocou problemas no início: "No começo fiquei anêmico, falta de B12, mas reponho com remédios, e embora eu seja obeso minha pressão é super baixa e meu colesterol é perfeito. Tenho problemas de saúde por ter tido uma vida desregrada, mas pode ter certeza que se não fosse o vegetarianismo, minha esposa e filhos eu não estaria aqui hoje", afirma.

Segundo a SVB, já há no Brasil cerca de 5 milhões de veganos e 15 milhões de vegetarianos, dados do Ibope.

Nenhum comentário: