terça-feira, 2 de junho de 2020

Instituições da saúde realizam ato público em defesa da vida em Goiânia

Profissionais de saúde querem ser ouvidos (F: Divulgação)
O Conselho Municipal de Saúde e o Comitê Goiano em Defesa dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Saúde e Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 realizaram um ato público nesta segunda-feira, 1º de junho, em defesa da vida.

Manifestantes se reuniram no Paço Municipal, às 10h, carregando faixas de alerta ao trabalho da linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS) e em defesa do isolamento social. Respeitando a distância de 2 metros, representantes de diversas entidades de saúde estiveram presentes e entregaram uma carta aberta ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende, e à secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué.

O objetivo é alertar a Prefeitura de Goiânia sobre a reabertura do comércio, que deve ser debatida entre profissionais de saúde e técnicos da Secretaria de Saúde, além do setor empresarial. “Nós queríamos ter voz, pois estamos na linha de frente da luta desta pandemia. Conseguimos que o prefeito e a secretária nos ouvissem e se comprometessem a conversar com os setores relevantes antes de uma decisão tão séria em relação à flexibilização”, diz a presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Celidalva Sousa Bittencourt.

Os trabalhadores também exigiram do prefeito uma maior midiatização sobre os cuidados com o coronavírus e a importância do isolamento social. Outro ponto discutido é que a flexibilização do comércio deve estar sujeita a critérios como testagem de pessoas e não uso do transporte coletivo.

A carta aberta chama a atenção para a progressão dos números de casos e mortes da covid-19, caso o isolamento social não aumente. A projeção da pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG) aponta até 162 mortes por dia no estado de Goiás.

Assinam a carta aberta o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde-GO); Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás (Sinfar-GO); Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado de Goiás (Sintsep-GO); Sindicato das(os) Técnicas(os) e Auxiliares em Saúde Bucal do Estado de Goiás (Sintasb-GO); a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS); Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Fenasce); o Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES); Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região (CRESS); Conselho Municipal de Saúde (CMS); Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF); Sindicato dos Nutricionistas de Goiás (Sineg); Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego); Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (Sindacs); Sindicato dos Odontologista no Estado de Goiás (Soego) e Fórum dos Conselhos Regionais da Área da Saúde (FCRAS-GO).

Nenhum comentário: