sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Há um ano, análise comportamental em vídeo demonstrava contradições e possível culpa de Flordelis

Flordelis: comportamento e narrativa revelam contradições (Reprodução de TV) 
Há pouco mais de um ano, o canal do especialista em análise comportamental Vitor Santos no YouTube, o Metaforando, fez uma análise do comportamento da pastora e deputada federal Flordelis (PSD) em entrevista, duas semanas após o assassinato do marido, o também pastor Anderson do Carmo. Em um vídeo de 20 minutos, Santos analisa as expressões faciais, corporais e a narrativa da pastora. Antes de qualquer acusação policial, a análise já demonstrava uma série de contradições no comportamento da deputada, que ao contrário do que se esperava, não parecia sofrer com a trágica perda do marido.

Baseado nos mais recentes estudos comportamentais, a análise de Santos revelou momentos de felicidade, quando Flordelis queria demonstrar tristeza, e dissimulação das verdadeiras emoções ao descrever detalhes do dia do crime. Um exemplo apontado foi o excesso de detalhes dos momentos pré e pós assassinato, quando qualquer pessoa verdadeiramente abalada esqueceria esses detalhes e se atentaria basicamente ao momento do crime. "Quando eu quero falar algo que eu sei, que eu tenho convicção de que eu estou emocionalmente sendo honesto, eu vou direto para o ponto principal, para o ponto que me marcou, não vou ser cronológico", ressalta o especialista. "Isso geralmente está associado a uma manipulação de narrativa", conclui. 

Também há contradições entre as narrativas de duas entrevistas analisadas, uma para a TV Record e outra para a Globo. Número de tiros, filhos que estavam acordados e ouviram os disparos são diferentes nas duas entrevistas, o que também revela uma construção do fato. 

Assista.

Nenhum comentário: