quarta-feira, 6 de abril de 2016

UFC? Não, luta de robôs em São José dos Pinhais



No próximo sábado (9), robôs se enfrentam em São José dos Pinhais, pela segunda edição do Torneio de Robótica do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade da Indústria IEL, do Sistema Fiep. A programação vai reunir equipes formadas por estudantes de diversas instituições  em um torneio cujos "lutadores" são máquinas desenvolvidas em sala de aula.  A entrada é franca.

Trata-se de uma competição de inteligência e técnica, na qual os participantes planejam, projetam, constroem e programam robôs para duelos entre equipes. O torneio é dividido em duas categorias: robôs autônomos - em que não há interação com meios externos - e robôs rádiocontrolados - via rádio, wi-fi ou bluetooth.  Ao todo, serão 21 robôs prontos para a disputa, cada um representando uma equipe de até cinco componentes.

Uma partida é composta por três rounds de dois minutos cada. O árbitro pode acrescentar mais um minuto a cada round se achar necessário. Entre os critérios de pontuação está o yukô, termo retirado das artes marciais, como o judô e o karatê. Um yukô equivale a um terço da pontuação máxima, o ippon. Doius yukôs dão a vitória em um round; cada round vencido garante mais um yukô. Além do desempenho dos robôs, a atitude das equipes de competidores também será avaliada.

A equipe que vencer a competição ganha um mini-curso de Arduíno (placa utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica) com o professor Fábio Bettio, mais um arduíno uno, um protoboard, leds e resistores, potenciômetro, placa para carga de bateria de lítio e demais peças para a montagem de um robô.

Serviço:

2º Torneio de Robótica, do curso de Bacharelado em Sistemas de Informática da Faculdade da Indústria IEL
Quando: Dia 9 de abril, das 14h às 17h
Onde: Faculdade da Indústria IEL: Av. Rui Barbosa, 5.881, Afonso Pena, São José dos Pinhais, PR
Quanto: grátis

Da Assessoria

Nenhum comentário: