quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Juiz amigo de candidato censura reportagem do Intercept Brasil

Juiz Araújo (esq.) e juíza Rebeca Mendonça, no 
 aniversário que revelou no Instagram a amizade entre
empresário e juízes
"Se você tentou acessar a reportagem “Candidato de Manaus conta com o hospital da família, a covid e o Judiciário para subir nas pesquisas” e não conseguiu, o motivo é simples: nós fomos censurados. O texto, publicado em 13 de novembro e retirado do ar pela Justiça Eleitoral amazonense dois dias depois, contava como o candidato agora derrotado à prefeitura da capital Ricardo Nicolau, do PSD, aproveitou o acesso privilegiado que tinha ao interior do hospital municipal de campanha de Manaus para gravar imagens vestido de branco e visitando leitos de pacientes como se fosse um médico – ele não é."

Assim começa a reportagem de Nayara Felizardo, no Intercept Brasil, que revela estranhas relações entre a política e a justiça amazonenses. A reportagem censurada mostrava as relações de amizade entre a juíza eleitoral Margareth Rose Cruz Hoaegen, que decidiu em favor de Nicolau contra adversários, "é grande amiga de Jeanne Nicolau, cunhada do candidato. A juíza também esteve no aniversário de Jean Cleuter, advogado de Ricardo Nicolau".

Também revela a reportagem que "o juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, que, assim como a juíza Hoaegen, também tem relações próximas com o grupo Samel e com a família Nicolau", foi um dos magistrados que recebeu uma das representações de Nicolau contra a reportagem. "O juiz Araújo, que determinou a censura à reportagem, foi um dos ilustres convidados de uma festa que celebrava o aniversário de Alberto Nicolau, irmão do candidato derrotado Ricardo Nicolau", segue a reportagem.

A matéria completa você pode verificar aqui.

Nenhum comentário: