quinta-feira, 8 de julho de 2021

Pesquisa XP: rejeição a Bolsonaro mantém tendência de alta; Lula abre 14 pontos em cenário eleitoral

Rejeição a Bolsonaro atinge maior patamar
Mais uma pesquisa, a terceira em uma semana, confirma que a avaliação do governo Bolsonaro segue ladeira abaixo. O levantamento XP Ipespe divulgado hoje revela que 52% dos brasileiros consideram a gestão de Bolsonaro ruim ou péssima. É a maior rejeição desde o início do governo. Em contrapartida, no mesmo período, o número dos que consideram a gestão bolsonarista boa ou ótima despencou para 25%. A tendência de queda na aprovação do presidente se manteve durante as 11 rodadas da pesquisa.

Em um momento em que o governo é confrontado com suspeitas em negociações sobre a compra de vacinas, a percepção de que o noticiário é negativo para o presidente segue em alta e atingiu 60% – indicador que mantém correlação com a avaliação do governo, avalia a XP.

Sobre as suspeitas de desvios, 81% dizem ter tomado conhecimento – elas são consideradas provavelmente verdadeiras por 63%. Para 41% há envolvimento de membros do governo e para 15%, de Jair Bolsonaro. Outros 28% avaliam que há envolvimento dos dois.

Sobre um pedido de impeachment do presidente, há divisão da população: 49% dizem ser favoráveis e 45% são contrários –  há cinco meses, os favoráveis eram 46% e os contrários, 47%.


Lula na frente

A pesquisa mostra também que o ex-presidente Lula mantém sua trajetória de crescimento e atinge 38% das intenções de voto, contra 26% de Jair Bolsonaro. Na sequência aparecem Ciro Gomes (10%), Sérgio Moro (9%), Mandetta (3%), João Doria (2%) e Guilherme Boulos (2%).


Confira os números:



Quando Doria é substituído por Eduardo Leite, do mesmo partido, o governador do Rio Grande do Sul vai a 4%. Nesse mesmo cenário, Moro é substituído por Datena, que pontua 4%. A liderança permanece com o ex-presidente Lula, com 35% – 8 pontos à frente de Bolsonaro, que tem 27%.

Na pesquisa espontânea, Lula e Bolsonaro seguem na frente. O petista oscilou 1 p.p. em relação a junho, e tem 25%. O atual mandatário recuou 2 p.p., e aparece com 22%.

Em simulações de segundo turno, Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro e atinge 49%, contra 35% do atual presidente.

Acesse o relatório completo aqui

Nenhum comentário: