terça-feira, 26 de março de 2024

Gestão Caiado demite professora que teve fotos íntimas roubadas e vazadas por alunos; ou: O bolsonarismo misógino do governo de Goiás

A gente sabe muito bem como agem os defensores do lema "Deus, pátria, família". O caso do assessor financeiro Israel Leal Bandeira Neto, que apalpou as partes íntimas de uma nutricionista em Fortaleza (CE) recentemente, revela isso. Ele aparece em uma foto com a camisa da seleção brasileira, que se tornou marca dos supostos "cidadãos de bem", inaugurado pelo Bolsonarismo.

O deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido), que figura como um dos suspeitos de mandar matar a vereadora Marielle Franco e apoiou Jair Bolsonaro (PL) na campanha de 2022, votou, dias antes de ser preso, vejam só, na pauta conservadora de proibir as saidinhas de presos com bom comportamento em datas especiais.

De olho no bolsonarismo em uma sonhada candidatura à presidência da República, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que sempre foi de direita, mas nunca radical, agora usa o apito ouvido apenas pela turba bolsonarista e, aos poucos, move-se em direção ao extremismo.

Caiado (esq.) e Tarcísio (dir.) sorriem ao lado de Netanyahu
Não por acaso, Caiado e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparecem sorrindo, isso mesmo, sorrindo, ao lado do genocida Benjamin Netanyahu, enquanto 32 mil civis inocentes eram massacrados na faixa de Gaza pelo exército israelense.

Na área da educação, Caiado tem se revelado um seguidor fiel dos radicais. No início do mês, determinou a retirada do livro O Avesso da Pele - vejam só, selecionado pelo Ministério da Educação durante a desastrosa e genocida gestão Bolsonaro -, da grade curricular do Estado. 

No ano passado, pressionou a polícia a incriminar um inocente em um caso de estupro e assassinato de uma adolescente, quase fazendo com que o verdadeiro criminoso ficasse impune, não fosse o trabalho independente do setor de criminalística. Caso a falsa acusação tivesse dado resultado e o verdadeiro estuprador e assassino tivesse se safado, pouco importaria, pois o que os radicais queriam ver já estava encenado.

Tudo isso parece não ter relação com o fato que quero mostrar neste post, mas tem. Esta semana, a professora Bruna Flor de Macedo Barcelos foi demitida de uma escola estadual em Alto Paraíso de Goiás por ter - pasmem - fotos íntimas roubadas de seu celular por estudantes e compartilhada entre eles. É mais um caso de violência contra a mulher em que a vítima se torna a culpada, outra clara preferência do bolsonarismo misógino.

E como as fotos foram roubadas? Bem, ao contrário do que mostra a propaganda, com escolas distribuindo tablets para estudantes, o colégio em que ela dava aula, segundo a professora, não tem qualquer tipo de equipamento que permitisse a filmagem de uma atividade sobre discriminação racial - ora, ora, está aí outro tema combatido ferozmente pelos extremistas -, necessário para discussões em sala de aula.

E o que se espera daqui para a frente de Ronaldo Caiado? Nada menos do que uma radicalização cada vez maior de seu discurso e sua gestão.

Há que se ter estômago.

Nenhum comentário: