sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Cinema alemão em Curitiba


Cinemateca exibe mostra com filmes inéditos do cinema alemão

Panorama Alemão acontece entre os dias 4 e 7, e inclui sessão comentada com a participação de diretores de dois longas-metragens


No próximo domingo (4), a Cinemateca de Curitiba inicia o “Panorama Alemão”, mostra com a seleção de nove longas-metragens que integram a 36ª Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo. Os filmes, que representam o cinema contemporâneo da Alemanha, são inéditos em Curitiba e no Brasil. A mostra é realizada pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) em parceria com o Goethe-Institut Curitiba.

Na abertura, acontecerão duas sessões comentadas com a participação dos diretores Sarah Judith Mettke (Transpapa, 2012, Alemanha), e Wolfgang Dinslage (FÜR Elise/Para Elise, 2012, Alemanha). A sessão de “Transpapa” começa às 16h, e de “Para Elise”, às 20h. A entrada na Cinemateca durante o Panorama Alemão é gratuita, lembrando apenas que limitada à lotação da sala, que é de 104 lugares.

Além da dupla de diretores, Barbie Heusinger, responsável pelo suporte e distribuição da German Films – um dos estúdios mais importantes da Europa – também estará em Curitiba nos dias 4 e 5 para acompanhar a mostra. Para a coordenadora de Cinema da Fundação Cultural de Curitiba, Solange Stecz, o panorama é uma oportunidade única para os admiradores do cinema independente. “A gente prioriza na Cinemateca uma programação com produções independentes, filmes europeus e latino-americanos, principalmente de jovens diretores que estão fora do circuito comercial. Então fizemos essa parceria com o Goethe-Institut Curitiba para oferecer uma programação especial durante a Corrente, aproveitando já a participação da German Films na Mostra de São Paulo”, informa.

O longa “Transpapa”, que terá a presença da diretora em Curitiba para um bate-papo no dia 4, é um dos destaques da mostra. Ela conta a história de uma mãe que revela para filha adolescente que o pai mudou de sexo e agora é uma mulher. A garota então decide viajar em segredo para encontrar seu pai, que se chama Sophia e que deseja agora ser “mãe” da menina. “Transpapa” é o primeiro filme da programação do Panorama Alemão.
Serviço:
Panorama Alemão
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco)
Entrada: gratuita
Dia 4
16h – Transpapa (Alemanha, 2012, direção: Sarah Judith Mettke)
18h – Lua Crescente (Alemanha, 2011, direção: Christian Zübert)
20h – Para Elise (Alemanha, 2012, direção: Wolfgang Dinslage)
Dia 5
16h – Formentera (Alemanha, 2012, direção: Ann-Kristin Reyels)
18h – Para Elise
20h – Transpapa
Dia 6
16h – Além do Horizonte (Alemanha, 2012, direção: Pola Schirin Beck)
18h – Kill Me (Alemanha/ França/Suíça, 2012, direção: Emily Atef)
20h – O Perdão (Alemanha, 2012, direção
Dia 7
16h – Lua Crescente (Alemanha, 2012 direção: Matthias Glasner)
18h – Brutal (Alemanha, 2011, direção: Markus Busch)
20h – Peso da Culpa (Alemanha, 2012, direção: Hans Steinbichler)

Nenhum comentário: