segunda-feira, 18 de março de 2013

Paraná terá Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais


A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira discussão nesta segunda-feira (18), o projeto de lei 593/2012, que institui no Paraná a Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais. De acordo com a proposta, do deputado estadual Anibelli Neto (PMDB), o período será concentrado na semana de 4 de outubro, que é o Dia Internacional do Animal.

A comemoração, segundo o projeto, passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado. Durante a referida semana, os poderes executivo e legislativo, promoverão eventos, palestras, campanhas e aulas com objetivo de gerar reflexão, comemoração e conscientização sobre os direitos dos animais.

Segundo Anibelli, a proteção dos animais encontra fundamento jurídico na Constituição Federal, em seu artigo 225, parágrafo 1º, inciso VII. “Neste trecho da Constituição está muito claro que é incumbência do poder público ‘proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção das espécies ou submetam os animais à crueldade’”, informa o deputado.

Devemos retratar a triste realidade animal dentro do país, as formas de maus tratos e crueldade cometidas contra esses seres vivos, como forma de difundir o tema dentro da sociedade”. O direito dos animais, destaca o deputado, vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo.

Nenhum comentário: