segunda-feira, 9 de novembro de 2020

“Tinder do voto” permite “match” de eleitor e candidato a vereadores em todo o país

Plataforma independente e suprapartidária ajuda população a escolher vereador “perfeito”, que combine com suas expectativas


A plataforma Tem meu Voto, conhecida como “Tinder do voto”, chega à reta final da campanha eleitoral no Brasil com a expectativa de milhões de acessos nas duas últimas semanas antes do dia 15 de novembro. O site permite ao eleitor de cada cidade do país escolher o candidato “perfeito” a vereador que mais se aproxime de suas ideias. Até o momento, centenas de milhares de eleitores e candidatos a vereadores já acessaram a plataforma.

Lançado nas eleições de 2018, quando teve mais de 34 milhões de acessos nas eleições para deputados e senadores, o site retorna no pleito deste ano com o objetivo de aproximar votantes e candidatos a vereador. São Paulo e Minas Gerais são os estados com o maior número de adesões de vereadores à plataforma até o momento, cerca de 20% do total, mas a previsão é que até o dia da votação haja adesão muito maior em todos os Estados.

Em sua versão 2020, a ferramenta permitirá ao eleitor, além de ter informações de seu candidato de preferência, acompanhar as decisões do mandatário, mantendo um relacionamento direto com ele, por meio de um canal de comunicação interativo e participativo. Todos os candidatos interessados em fazer parte da plataforma respondem a um questionário padrão – cinco perguntas – e incluem uma breve biografia, sem qualquer custo. É a partir dessas respostas que o programa do Tem meu Voto lista para os eleitores os candidatos mais alinhados com o perfil de cada um. 

A plataforma é simples. O eleitor responde a algumas perguntas — entre elas o município e Estado de votação, prioridades para a sua cidade e posicionamento ideológico. Ao concluir, recebe uma lista com os vereadores do seu município que se aproximam de suas ideias. Um clique em cada perfil apresentado mostrará mais informações sobre o candidato ou candidata: partido, minibiografia, sites oficiais, prioridades, posição ideológica. O eleitor poderá refinar a escolha e definir o sexo e a raça do candidato, de acordo com os critérios e registros oficiais do TSE. Ao final, poderá marcar seus favoritos e gerar uma espécie de "colinha eletrônica" com os seus candidatos escolhidos.

"Nosso movimento tem por objetivo colaborar para o exercício pleno da cidadania, oferecendo aos eleitores brasileiros uma tecnologia para auxiliar na busca de seu candidato ideal, por afinidade de ideias. Além disso, proporciona o acompanhamento e interação com o seu político eleito, ou aquele que o representará pelos próximos quatro anos. Para os políticos, é uma grande oportunidade de se aproximarem de seus eleitores, e demonstrarem que mereceram o seu voto. Essa atitude ativa de ambos os lados é fundamental para o fortalecimento da democracia brasileira", afirma o empresário André Szajman.

Nenhum comentário: