sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Goiás lidera tentativas de golpes no Centro-Oeste

Imagem de rawpixel/Freepik
Entre janeiro e junho deste ano, o Centro-Oeste do país sofreu 462.304 tentativas de fraude. Goiás foi o estado que mais concentrou investidas golpistas (156.666). O levantamento considera que essas ocorrências podem ser referentes a verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial, verificação cadastral e roubo de identidades. Em seguida vêm o Distrito Federal (115.295), Mato Grosso (112.518) e Mato Grosso do Sul (77.825).

Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian e, na visão nacional, mostraram que o Brasil sofreu 4.818.533 investidas golpistas no primeiro semestre, uma a cada três segundos.

“Para lançarmos o Fraudômetro em junho, o primeiro contador de tentativas de fraudes do país, realizamos uma atualização na metodologia do nosso indicador. Ele agora conta com mais tipos de tentativas de fraudes mapeadas. Dessa forma, é possível que a Serasa Experian ofereça uma visão ainda mais assertiva sobre os perigos que as empresas e os consumidores correm. Não existe uma bala de prata capaz de blindar a todos contra os criminosos, mas com certeza uma estratégia de proteção em camadas dificulta ainda mais as ações fraudulentas. Além disso, todo cuidado é pouco quando o assunto é análise de riscos e segurança de dados em qualquer transação financeira”, afirma o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.


O indicador também mostra que o setor de “Bancos e Cartões” foi o alvo principal dos golpistas no semestre (45,5%), depois “Serviços” (31,1%) e “Financeiras” (17,7%). “Varejo” e “Telefonia” fecham o ranking com respectivamente 3,8% e 1,5% das tentativas. 


Os consumidores entre 36 a 50 anos precisam ficar atentos, pois essa é a faixa etária preferida dos criminosos (35,8%).

Nenhum comentário: