sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Quem diria: o Exército salvou o Brasil de um golpe

Bolsonaro e Mauro Cid: golpe (F: Alan Santos/PR)
Em 1964, quando as Forças Armadas (FFAA) promoveram o golpe de Estado que derrubou João Goulart, o movimento logo teve a adesão de conservadores e oportunistas de plantão. Inclusive, de grande parte da imprensa brasileira, que logo se viu censurada, com militares vigiando redações e jornalistas torturados e mortos. Mas era preciso "vencer o comunismo". E a desinformada sociedade brasileira enxergou nos milicos seus salvadores. Afinal, imagina ter que abrigar famílias inteiras dentro de suas casas e perder seu Fusca?

Se, à época, havia um risco, mínimo, mas real, de o comunismo ser implantado no Brasil, hoje sabemos que seria impossível. Repito: impossível. Por uma série de questões óbvias: o comunismo, enquanto força mundial, acabou; e a propriedade privada é garantida no Brasil, assim como os meios de produção estão em poder da iniciativa privada.

De qualquer forma, alguns, desinformados, e outros, espertalhões, colocaram na conta do combate ao comunismo a tentativa de impedir a posse de Lula (PT) como presidente, democraticamente eleito para seu terceiro mandato, depois de ter sido tirado do cenário eleitoral pelo ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e pela turma do ex-procurador e deputado federal cassado Deltan Dalagnol (Podemos).

Não colou. Ao menos não para o comandante do Exército no governo Jair Bolsonaro (PL), general Freire Gomes. "Se o senhor for em frente com isso, serei obrigado a prendê-lo", teria dito Freire ao presidente golpista, segundo delação de seu ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, como revelou o jornal Valor Econômico. 

Dificilmente haveria sucesso em um golpe. O cenário internacional não permite mais isso nas democracias modernas. Nenhum país resistiria a sanções e outras medidas que fatalmente seriam impostas pelo restante do mundo. Aí, sim, "viraríamos uma Venezuela", para usar outra referência anacrônica do bolsnarismo fanático. Seria, claramente, um fiasco.

Ainda assim, é um fato para se admirar: fomos salvos de um golpe de Estado por um militar.

Nenhum comentário: